Fundação São João de Deus
Academia da Memória
A CP tem uma parceria com a Fundação na "Academia da Memória", um projeto que visa desenvolver sessões de estimulação cognitiva, por exemplo jogos, questões, espaço para falar e partilhar com uma psicóloga.
Estas sessões realizam-se na CP e são individuais ou em grupo (máximo 5 pessoas).
Participam tanto os utentes dos Centros de dia e de Convívio, alunos da Academia Sénior, ou a população em geral, que tenha manifestado interesse.
Tem por missão implementar a estimulação cognitiva como um hábito de vida saudável e desta forma promover a otimização do desempenho cognitivo e consequentemente prevenir situações de demência e potenciar um envelhecimento ativo.
Por agora, em Lisboa e na Guarda, colocamos em prática a experiência de muitos anos da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, que implementa sessões de estimulação cognitiva nas suas casas de saúde e hospitais no mundo inteiro, com resultados comprovados de benefícios para os doentes.
Na Academia da Memória ajudamos os participantes a manter o cérebro ativo e exercitado e a estimular a memória. As sessões têm um valor simbólico e são desenvolvidas em Centros de Dia, no espaço das delegações de Lisboa e da Guarda e no domicílio.
Atividades:
Programas específicos para pessoas com mais de 50 anos de idade que pretendam manter e desenvolver a atenção, concentração, linguagem, memória e raciocínio, assim como a criatividade e comunicação.
- Rastreios;
- Sessões de Estimulação Cognitiva em Grupo;
- Sessões de Estimulação Cognitiva Individual.
FAROL
Fundo de Apoio Regional a Organizações Locais
Este fundo surge em junho de 2020, em parceria com a Secretaria da Inclusão e Cidadania, apoiando a implementação de projetos sociais, constituindo uma resposta eficaz, em termos de intervenção social, a situações de pobreza e exclusão social provocadas ou agravadas pela Pandemia COVID-19.
A Casa do Povo da Camacha foi nomeada entidade gestora do projeto para o concelho de Santa Cruz, e em parceria com outras casa do povo do a concelho, apoiou idosos desfavorecidos, famílias carenciadas e pessoas em situação de desproteção social, com cabazes alimentares.
Arraial das Casas do Povo
Uma iniciativa da ACAPORAMA e da ADRAMA, integrado nas comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira e do Porto Santo, que conta com o apoio do Governo Regional.
Este evento tenciona promover e preservar as atividades dos territórios e dos seus produtos gastronómicos, artesanais e culturais, que asseguram à população momentos de convívio e lazer e contribuir para a agenda de atividades culturais da Região.
Pretende-se divulgar as tradições locais, os seus produtos gastronómicos e artesanais de forma a desenvolver a participação cívica de toda a população. Este evento certifica-se ainda aos associados da ACAPORAMA (Casas do Povo) uma oportunidade para angariação de fundos para o progresso da sua atividade e apoio nos custos de funcionamento.