Orquestra de Bandolins


Grupos





A história das Tunas de Bandolins da Camacha, começa por volta de 1924, o professor Jorge Santos, figura importante que muito contribuiu para o desenvolvimento cultural dos jovens desta terra, fundou a 1ª Tuna de Bandolins da Camacha.

Em 1947 formou-se a 2ª Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha, sob a orientação do mestre Américo Paulo Vieira, ex-componente do grupo "Seis de Janeiro".

Em 1978 formou-se a 3ª Tuna tendo como dirigente o Dr. José Alberto de Freitas Gonçalves.

Contrariamente ao sucedido com as suas antecessoras, que eram constituídas só por compositores do sexo masculino, na sua primeira atuação em público no Largo da Achada, entre os 20 compositores estiverem presentes 14 do sexo feminino.

A Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha tem, no seu palmarés, atuações em toda a Região, nomeadamente em hotéis, restaurantes, festas populares, Festivais da Canção do Funchal e Faial, atuações para a Rádio e TV.

Além disso foi também o grupo que teve a feliz iniciativa de organizar o I Encontro Regional de Tunas da Região Autónoma da Madeira, realizado na Camacha na capela de São José, no ano de 1985 por ocasião do seu VII Aniversário.

Além de atuações a nível regional, atuou já em Lisboa, Londres e por duas vezes no vizinho Arquipélago dos Açores. Gravou o seu CD em 1991.

Em 31 de Outubro de 1999 organiza o XIV Encontro Regional de Tunas - Bandolins e Orquestras de Palheta.

Em Janeiro de 2006 - Por iniciativa de José João de Jesus Ferreira, realizam-se contactos com os elementos da Tuna e é marcada uma reunião com a colaboração de alguns elementos que tinham estado ligados à Tuna de 1978 e o apoio incondicional da Presidente da Casa do Povo (Dr.ª Elsa Sá), nasce a atual Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha.

1ªActuação – solenização da Missa dos Acólitos na Igreja da Camacha; seguindo- se: Missa da 1ª Comunhão; Missa das Crismas; Missa das Raparigas.

Em Maio – Solenização da Missa do Aniversário da Casa do Povo da Camacha como suporte instrumental com o Grupo Coral; em Agosto Festival de Arte Camachense 2006 junto com o Grupo Coral na Casa Etnográfica.

Em Outubro de 2006 – XXI - Encontro de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira – No auditório do Centro Cívico do Porto da Cruz;

Em Outubro de 2007, XXII Encontro de Tunas no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta de Sol, solenização de Missas, casamentos e bodas de prata assim como participação no festival de Arte Camachense 2007;

Em 2008, a Tuna actua juntamente com o grupo folclórico da Casa do Povo da Camacha relembrando tempos antigos, por ocasião do aniversário da Casa do Povo; em Outubro participa no XXIII Encontro de Tunas no Centro das Artes Casa das Mudas na Calheta;

Em 2009 a Tuna continua o seu percurso tendo participado no mês de Setembro no II Estágio de Orquestras de Palheta sob a orientação do maestro Norberto Cruz; e em 12 Dezembro atua com a Orquestra de Palheta num espectáculo de Natal no Teatro Municipal Baltazar Dias. Ainda em Dezembro atua num espetáculo de Natal, promovido pela Casa do Povo da Camacha, intitulado "Prefácio de Natal", no auditório da desta Casa do Povo. Participa também num Auto de Natal neste mesmo local no final de Dezembro.

Em Fevereiro de 2010, participa como suporte musical de fundo a convite do Grupo de Teatro Experimental na 1ª Amostra de Teatro da Camacha, intitulada "Amo-te Teatro". 



Relacionados

Grupo Coral Camacha



Teatro Experimental



CP CAMACHA

Morada e contacto

Largo Conselheiro Aires Ornelas 18


 291 922 118


10:00 – 12:00, 14:00 – 16:00


© Todos os direitos reservados a CP CAMACHA - 2024