Art'Camacha
Projetos
Organizado pela Casa do Povo da Camacha, o Festival de Arte Camachense é dedicado às tradições culturais desta freguesia.
Durante uma semana, a freguesia da Camacha transforma-se num local de concentração e animação, com exposições de vimes e bordados e com atuações musicais dos vários grupos folclóricos da freguesia.
Relacionados
O Centro de Dia, iniciado em 2016 com o apoio da SRIAS/ISSM, é uma estratégia da Casa do Povo da Camacha de dar resposta social, que contribui para a valorização pessoal, partilha de conhecimentos e experiências pessoais, proporcionando ainda durante o dia a resolução de necessidades básicas pessoais, terapêuticas e sócio-culturais às pessoas afetadas por diferentes graus de dependência contribuindo para a manutenção de pessoas no seu meio familiar.
Saber Mais
A casa do povo apoia a população com carências económicas e sociais, através da Equipa de Rua que desenvolve o seu trabalho no Bairro da Nogueira.
Apoiado pelo instituto de Segurança Social da Madeira, num trabalho em ligação com o centro Comunitário da Nogueira como forma a realizar atividade que procuram uma conexão e a interação dos residentes do Bairro. A equipa acompanha crianças e jovens elaborando projetos de intervenção.
Saber Mais
O projeto iniciado em 2013 para apoiar o estudo, criado e orientado para a população estudantil da freguesia da Camacha, do 1º ciclo ao 12º ano de escolaridade, a preços acessíveis, contribuindo desta forma para a melhoria da formação e sucesso escolar dos jovens. Ajudando e orientando os pais para a participação e apoio ao plano de estudos dos alunos, e ainda contribuir para a criação de postos de trabalho na área de ensino.
Em 2012, surge como forma de dinamizar a instituição, gerar receitas para fazer face a algumas despesas fixas e criar postos de trabalho. Onde diariamente uma equipa dedicada e profissional serve a população da Camacha e quem nos visita pois presta serviço de bar e cafetaria, aberto à população em geral.
Saber Mais
O lazer na Casa do Povo da Camacha proporciona passatempo de diversão, descanso, distração ou entretenimento dos seus residentes, como:
Saber Mais
O Núcleo da Academia Sénior surge em 2013, e é um projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, que tem como objetivo criar espaços de socialização e convívio a pessoas com mais de 55 anos, valorizado o conhecimento ao longo da vida.
Desta forma criou-se espaços de socialização e convívio, bem como o despertar de interesses valorizando os conhecimentos da população sénior através de aulas, workshops e visitas de estudo.
Num futuro pretende-se alargar as área de formação e das suas disciplina, na medida em que vão aparecendo novos voluntários e novos temas.
Saber Mais
A agricultura é um conjunto de técnicas utilizadas para cultivar. Tem como objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplar estética (paisagismo). O artesanato é conhecido como popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como nas cerâmicas, funilaria popular, trabalhos em couro e tecidos de fibras vegetais e animais, fabrico de farinha de mandioca, instrumentos de música, tintura popular.
Neste dois setores existe um objetivo de levar a efeito vários cursos de formação, assim como recolher toda a informação, e apoio necessário para que se possa prestar apoio a estas atividades. A casa do Povo em sido uma porta aberta aos agricultores e artesãos que pretendam melhorar os os seus conhecimentos.
Saber Mais
A Casa do Povo da Camacha pretende levar a efeito e organizar durante o próximo ano de 2021 diversas conferências.
Saber Mais
A parceria estabelecida para a Loja da Juventude (Direção Regional da Juventude, Câmara Municipal de Santa Cruz e Casa do Povo), onde a população estudantil e outros têm acesso gratuito à internet, podendo utilizar os computadores para realizar os seus trabalhos e fazer pesquisas na Internet.